quarta-feira, 1 de maio de 2013

Por Cristian Ulisses Dowcewicz

 Consumo



O consumo.  Utilização, aplicação, uso ou gasto de um bem ou serviço por um indivíduo ou uma empresa. É o objeto e a fase final do processo produtivo, precedida das etapas de fabricação, armazenagem, embalagem, distribuição e comercialização. Numa sociedade em que a divisão social e técnica é relativamente complexa,  a apropriação e a transformação dos elementos da natureza são separados , no tempo e no espaço, de seu uso para satisfação de necessidades humana.
Geralmente, o consumo é considerado  uma atividade que se desenvolve no âmbito da família, definida como unidade de consumo. Mas há também o consumo no interior das empresas – especialmente nas fabricas – que utilizam insumos ou bens provenientes de outras unidades produtivas ( consumo produtivo). A separação entre produção e consumo suscita algumas questões importantes para atividade econômica, uma vez que as necessidades humanas e as formas de satisfazê-las variam de acordo com vários fatores ( Idade, sexo, nível de renda).

Consumo produtivo

    Consumo de produtos que retornam ao processo de  produção – sob a forma de insumo ou bens intermediários ( matérias-primas elaboradas) para serem transformadas em novos produtos.
   
    Nas famílias, o consumo é despesa das famílias em bens e serviços, com a exceção de compras de novas moradias.. Os “bens” incluem as despesas das famílias em bens duráveis, como carros e eletrodomésticos, e bens não duráveis, como alimentos e vestuários, Os “serviços”  incluem itens intangíveis, como cortes de cabelos e serviços de saúde.
Consumo conspícuo

     É o dispêndio feito com finalidade precípua de demostração de condição social, manifestando-se por meio da compra de artigos de luxo e de quaisquer gastos ostentatórios. É praticado principalmente pelas camadas sociais de alta renda, cujo padrão de vida as camadas de renda mais baixa procuram imitar. Isso gerou um conceito estabelecido e definido economista norte-americanos, Thorstein Veblen em sua obra A Teria das Classe Ociosa.  

Consumo improdutivo

    Ocorre quando os bens ou serviços produzidos se destinam à satisfação física ou espiritual dos indivíduos e o produto não tem continuidade no processo produtivo: é destruído, gasto ou assimilado pelo consumidor individual ou familiar. É caso do consumo de gêneros alimentícios, roupas, calçados, eletrodomésticos e automóveis particulares.

Sociedade de Consumo

Situação própria dos países altamente industrializados, caracterizada pela produção e pelo consumo ilimitado de bens duráveis, sobretudo artigo supérfluos. O próprio conceito de sociedade de consumo traz em si uma posição crítica, que projetou nas análises econômicas, politicas e sociais da atualidade feitas a partir da década de 60. no final deste período, a onda de protesto juvenil que abalou a Europa Ocidental e os Estados Unidos tinha com uma alvos principais a imposição consumista dos agentes industriais e comerciais. Nesse mesmo sentido, orientou-se a movimento e o modo vida hippie, pautando-se pelo retorno a uma vida simples, despojada, grupal, em que os próprios consumidores fossem artífices dos objetivos e produtos que satisfizessem sua necessidades básicas. Atualmente, a crítica à sociedade de consumo e ao consumismo que ela engendra, e do qual depende produtivamente, parte de um analise das próprias caraterísticas do capitalismo em sua fase monopolista. Andre Gonz, um dos mais veementes críticos da sociedade do consumo, afirma: “ a sociedade capitalista madura permanece assim profundamente bárbara na medida em que não visa a nenhuma civilização da existência social e das relações social, mas apenas uma civilização do consumo individual.” Mas, simultaneamente , a homogeneidade e os estereótipos do consumo individual solicito pelos oligopólios produzem esses indivíduo social particular para qual a sua sociabilidade aparece como acidental e estranha: o indivíduo de massa.

Conclusão sustentável

    No mundo atual é impossível viver sem consumir, pois o mundo gira em torno da compra e do lucro, é claro que não é o mais saudável, mas é a realidade. Dependemos do meios de produção para trabalharmos (Consumo → Emprego → Fonte de renda). A questão "Consumo consciente vs. Consumismo" é difícil de ser comentada e discutida pelo fato de não atribuir classe social ou a fonte de renda, por ser uma questão psicológica e individual, ou seja, cada um deve se conscientizar sem depender de influencias ou de outras pessoas. E sendo este elemento componente de uma analise conjuntural para realmente ver o crescimento da sociedade temos esta atento ao consumo e suas armadinhas.
   

Um comentário:

  1. O consumo é indissociável das civilização humana. Pode-se também afirmar que o consumo produtivo foi um dos principais factores para o desenvolvimento das civilizações, pois foi na busca de novas fontes de riqueza ou recursos pra satisfazer necessidades básicas que alguns reinos entraram no processo de expansão territorial que culminou com a colonização.

    Entretanto, a falta de educação e de auto-controle dos indivíduos leva-os a assumirem uma postura de consumo inconsequente e incoerente, que resulta no estágio de crise constante em que os indivíduos e sociedades se encontram.

    ResponderExcluir