quarta-feira, 28 de maio de 2014

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL

Por Helen Cararo

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL




RESUMO: O desenvolvimento econômico tem origem com o modo de produção capitalista e é resultado da busca das classes por melhores condições sociais e maior distribuição de renda, tendo em vista a incorporação da técnica ao processo produtivo. O Brasil, país em desenvolvimento, busca através da implementação de políticas públicas alcançar o estágio de desenvolvimento, o cath up, o que, segundo a teoria econômica, será possível no momento em que o pacto social ocorrer e o índice de crescimento econômico for ligeiramente superior ao nível de crescimento demográfico. A abordagem do Nacional Desenvolvimentismo às Avessas e do Modelo Liberal Periférico (MLP)descreve as políticas governamentais adotadas nos últimos anos no país e demonstra a tendência da realidade e a convergência parao desenvolvimento nacional.



PALAVRAS-CHAVE:Desenvolvimento Econômico.Cath Up. Nacional Desenvolvimentismo às Avessas. MLP.Políticas Públicas.



ABSTRACT: Economic development has its origins with the capitalist mode of production and is the result of the search for better social classes and higher income distribution conditions, since the incorporation of the technique in the production process. Brazil, a developing country, search through the implementation of public policies reach the stage of development, the cath up, which according to economic theory will be possible at the time, the place of incorporation and the rate of economic growth is slightly higher than level of population growth. The approach of the National Developmentalism Averse and MLP (Liberal Peripheral Model) describe government policies adopted in recent years in the country and demonstrates the trend of reality in order for national development.

KEYWORDS:Economic Development. Cath Up. National Developmentalism the Averse. MLP.Public Policy.


O desenvolvimento econômico é tema incessante de debates políticos e sociais.Governantes, sociólogos e estudiosos analisam o tema, com vistas a respaldar políticas públicas implementadas, criticar posições e estudar os reflexos e resultados obtidos.
Conceitualmente, Bresser-Pereira (2007) define o desenvolvimento econômico como o processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em consequência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade.
A acumulação de capital propiciada pelo aprimoramento da técnica produtiva, com a inserção de tecnologia nos processos produtivos, aumenta os resultados financeiros, e setores importantes da economia servem como propulsores do multiplicador econômico, repassando aos agentes econômicos o efeito de aumento de renda e poder de compra dinamizando a economia do país.
A evolução da técnica associada ao fator empreendedor e as medidas paliativas de incentivo à industrialização da economia consistem na visão shumpeteriana de desenvolvimento econômico, trazendo a tendência da iniciativa privada como agente de extrema importância no crescimento e desenvolvimento da economia do país. A competição entre os agentes econômicos motivados pela dominação de parcelas do mercado consiste na razão de ser do sistema capitalista que se fortaleceu com o advento da globalização. Muitos compartilhavam da ideia de que o colapso do sistema capitalista aconteceria em função da acumulação de capital, e de que a não distribuição de renda provocaria revolta das classes menos favorecidas que motivariam a queda do sistema. Não obstante, o que se fala em tempos atuais é que somente o rápido e contínuo crescimento econômico é capaz de sustentar o sistema capitalista.
 Nesse sentido, Bresser-Pereira (2007) defende que, com a globalização e a abertura de todos os mercados, o desenvolvimento econômico se tornou objetivo central das nações, como forma de imponência e poder, de forma que o sucesso de um governo só ocorre se trouxer com a sua estratégia de governança taxas razoáveis de crescimento[1].
Entende-se por globalização necessária para o desenvolvimento, a globalização comercial e produtiva, na qual ocorre interação entre as nações, dado o comércio de bens e produtos e a troca de experiências tecnológicas na formação de uma estrutura produtiva mais avançada.





[1]“[...] o único caso em que o crescimento da renda per capta não implica mudanças estruturais compatíveis é dos países produtores de petróleo”. Neste Caso, o país sofre da denominada Doença Holandesa (BRESSER-PEREIRA, 2007, p.3).